Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TRABALHO AVALIATIVO 3°ANO FILOSOFIA 2BI

1.  Explique o sentido da ética e em que ela se diferencia da moral.
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2. Explique o conceito de liberdade na visão de Aristóteles.
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3. Explique a definição de Sartre sobre a liberdade, por ele fala que o homem está condenado à liberdade.
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4. Quando o homem age por necessidade ele está dentro do princípio de que:

a. O homem define seu caminho sem depender das causas e efeitos.
b. O homem está inserido numa rede de causas e efeitos, condições e consequencias.
c. O homem é livre e o livre arbitrio define sua condição de liberdade dada por Deus.


5. Sobre a concepção de vida e morte para os seres humanos é correto afirmar que.

a. Vida e morte não define nada para os humanos pois as pessoas nunca aceitam essas condições.
b. Vida e morte são para os homens simples acontecimentos biológicos.
c. Vida e morte para os homens são acontecimentos biológicos e simbólicos, possuem sentido e fazem sentido

6. Como Espinosa define a liberdade humana.
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segunda-feira, 28 de maio de 2012

AVALIAÇÃO 2°ANO 2BI 1AV


1. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.

2. Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:
a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.

3. No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.

4. A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.

5. Com relação à França pré-revolucionária:
I - O primeiro estado era constituído por camponeses, artesãos, lojistas e o restante da alta nobreza, perfazendo um total de 1 milhão e 200 mil membros.
II - O clero e a nobreza constituíam, respectivamente, o primeiro e o segundo estados.
III- A Assembléia Nacional monopolizava as concessões públicas, delegando ao rei e ao coletivo ministerial a administração das províncias do país.
IV - O ônus dos impostos a das contribuições para o rei, para o clero e para a nobreza recaía igualmente sobre os três estados.
V - A sociedade do Antigo Regime se caracterizava pela desigualdade de direitos entre os homens, de acordo com sua origem, dividindo-se em três ordens ou classes sociais.
A única alternativa que contém as afirmações corretas é:
a) I, II, III.
b) I, IV, V.
c) II, V.
d) II, III, V.

6. Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; divisão das terras. Foram as primeiras medidas tomadas pelo:
a) Adepto da Escola econômica fisiocrática, o francês Turgot.
b) Jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte.
c) Líder Jacobino, Robespierre, conhecido como o "incorruptível".
d) Primeiro Ministro francês, Cardeal Richelieu e concluídas por seu sucessor cardeal Mazarino.

7. Na História da França, o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa:
a) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

8. "Em tempos de revolução, nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do dia 14 de julho a data nacional francesa, ratificou a queda do despotismo..." (Eric Hobsbawn) .
a. O que simbolizou para os franceses a queda da bastilha?
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9. Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Descreva como era a divisão social francesa antes da revolução, a função de cada e como eles participavam na arrecadação de impostos.
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10. Durante a Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional, destacou-se, como líder revolucionário, Robespierre. Este assumiu a defesa do ideal democrático e se manifestou nestes termos: "Nos Estados aristocráticos a palavra pátria tem sentido unicamente para as famílias aristocráticas, isto é, para os que se apoderaram da soberania. Somente na democracia o Estado é realmente a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores, preocupados pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Apoiando-se no texto e aplicando seus conhecimentos:
a) Dê o nome do agrupamento político que Robespierre liderou nos momentos decisivos da Revolução. 
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b) Copie o trecho do documento anterior que melhor corresponde à teoria da vontade geral e indique o nome do filósofo mentor desta teoria.
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11. Explique as imagens a seguir e o que elas representam.

Imagem 2





Imagem 1















12. Descreva os objetivos da revolução e como ela vai influenciar os outros países em movimentos de independência e de revolução política.
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domingo, 27 de maio de 2012

AVALIAÇÃO 1ºANO 2BI 1AV


1. O que o autor do texto quis dizer com a frase “inventou-se a escrita... mas criou-se os analfabetos”?
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2. Nas civilizações antigas simples fato da pessoa saber ler e escrever era um motivo de:
a. Separação de funções, pois os escribas eram mais ricos que os reis.
b. Separação social pois os escribas eram mais importantes que as pessoas comuns por que sabiam ler e escrever.
c. Separação econômica, pois os escribas apesar de serem pobres eram as pessoas mais importantes.
d. União social, pois os todos eram iguais independentes de saber ler ou não.
3. Hoje em dia a escola pode lhe dar acesso a:
a. Um péssimo emprego, onde ganhará pouco dinheiro.
b. Uma vida de mordomias onde todos farão tudo por você.
c. Uma universidade e a possibilidade de um bom trabalho.
d. Um presídio onde conviverá com detentos perigosos.
4. Na música de Gabriel o pensador, “estudo errado”, O cantor aborda o tema da educação no Brasil que é decorativa e sem estímulo, Para você é assim mesmo ou é diferente? Como você analisa a educação em nosso país? O que deveria mudar?
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5.  Marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
(     ) O historiador nada tem a ver com o caçador, pois os dois trabalham de maneira diferente.
(     ) Um jornal velho, uma carta, ou um objeto antigo não podem ser pistas para historiadores.
(     ) Pegadas, cheiro ou restos de comida podem ser pistas para um caçador.
(     ) o historiador é uma pessoa apta a fazer previsões do futuro.

 6. Comida do nordestino   
(Roberto Ribeiro)

Na mesa do nordestino
Tem feijão e tem arroz,
Nunca falta uma rabada
Também o baião de dois,
Tem jerimum e batata
Espero que não enjoe.

Tem tripa de porco assada
De cabrito e de carneiro,
Feijão de corda e jabá
Também feijão de tropeiro,
Macaxeira com galinha
Criada no seu terreiro.

a. O cordel acima está contado sobre a cultura de qual região?
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b. Esse cordel, hoje cantado por um brasileiro tem sua origem em qual continente?
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c. O cordel é um conto exato e verdadeiro das história abordadas por cordelistas .
(    ) certo       (    ) errado

7. Explique como os seres humanos lêem o tempo através de elementos da natureza.
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8. O homem atual que vive em uma sociedade capitalista tem sua vida regrada pelo tempo, ele sempre está olhando para o relógio e a sua vida depende das horas e minutos que se passam.
A partir da afirmação acima podemos concluir que:
a. O tempo, na sociedade capitalista, é o menos importante pois as pessoas levam a vida na curtição e na farra sem se incomodar com o tempo perdido.
b. O tempo, é medido pela observação da natureza, e na sociedade capitalista o que mais importa e a contemplação do natural e a preservação do meio ambiente que é mais importante que o tempo.
c. O tempo, faz com que todos ganhem dinheiro, seja o que aproveita o tempo trabalhando ou brincando, pois o tempo e igual para todos.
d. O tempo, na sociedade capitalista é uma mercadoria e é medido pelo relógio, que hoje acompanha as pessoas onde quer que elas forem.


9. Quem foi Paulo Freire e como ele idealizava a educação?
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10. A literatura de cordel pode ser feita como sextilha, essa estrutura ajuda a manter a:
a. linha
b. rima
c. beleza


11. Descreva alguns pontos positivos e negativos de quem sabe ler e de quem não sabe.
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12. Marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) O primeiras letras do alfabeto eram escritas em argila.
(   ) O historiador é um reprodutor de memórias e ajuda a entender o passado.
(   ) O fato de ser analfabeto quer dizer ser inferior em caráter.
(   ) os cordéis não servem como fonte histórica.

domingo, 20 de maio de 2012

AVALIAÇÃO 3ºANO 2BI 1AV

1- A Guerra Fria provocou a bipolarização ideológica da civilização durante boa parte do século XX. Apesar da influência maior concentrar-se no campo ideológico, outras áreas como o esporte e a aeroespacial sofreram interferência da Guerra Fria e serviram de cenário para as superpotências destilarem suas vaidades diante do mundo. Contudo foi no campo político e militar que indiretamente EUA e URSS confrontaram-se perigosamente em diversos momentos. Assinale a única alternativa que corresponde a seqüência correta relacionada aos conflitos indiretos entre EUA e URSS.
 ( )Revolução Cubana
 ( )Golpe Militar de 64 no Brasil
 ( )Guerra do Vietnã
 ( )Guerra do Golfo
 ( )Guerra da Coréia.

 a) VVVVF. b)VFVFV. c) VVVVV. d)FFFFV. e)VVVFV.

 2.A Guerra Fria corresponde a:
A - Um momento da história mundial (entre 1947 a 1989) em que o mundo se dividiu em dois blocos: o Ocidental, liderado pelos Estados Unidos (capitalista), e o Oriental, liderado pela União Soviética (socialista). Os dois blocos, dentro de um sistema bipolar, disputavam a liderança econômica, política, militar e ideológica das várias regiões do planeta, colocando sem confronto ideológico e/ou armado permanentemente.
B - Um mecanismo de “Guerra” voltado para um esforço conjunto de ações para promover o diálogo entre os dois blocos socialista e capitalista, que se estabeleceram após a II Guerra Mundial no mundo contemporâneo, no sentido de que as disputas fossem o mais consensual possível, sem armas. Tudo contra a intolerância.
C - Uma forma pacífica de combate à intolerância e o desrespeito às diferenças pelos dois blocos (o capitalista e o socialista) que se constituíram após a II Guerra Mundial, apesar de ter ocorrido uma corrida armamentista no período entre 1947 e 1989.
D - Uma Guerra marcada pelo ideal de uma força tarefa de promoção da fraternidade entre os povos, independentemente do sistema político adotado, fosse ele de cunho capitalista oucomunista.

3.Fruto direto da Guerra Fria buscou atribuir maior coesão ao bloco socialista europeu,estruturando-se como entidade com fins militares:
A - O Pacto de Varsóvia.
B - As Sociedade das Nações.
C - Segunda Internacional.
D - Kuomintang.

4.Em outubro de 1989 o Muro de Berlim caiu e praticamente a Alemanha passava a ser um único país. Nessa data encerra-se uma importante fase da história contemporânea, quando os blocosSoviético e Capitalista disputavam a primazia mundial. Este período recebeu o nome de:
A - Guerra Fria.
B - Entre Guerras.
C - Terceira Guerra Mundial.
D - Corrida Armamentista

 5.Sobre a queda do Muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, é correto afrimar que:
A - o fato acirrou as tensões entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanência da divisão daAlemanha; B - resultou de uma longa disputa diplomática, que culminou com a entrada da Alemanha noPacto de Varsóvia;
C - expressou os esforços da ONU que, por meio de acordos bilaterias, colaborou parareunificar a cidade, dividida pelos aliados;
D - constituiu-se num dos marcos do final da Guerrra Fria, política que dominou as relaçõesinternacionais após a Segunda Guerra Mundial.

 6.Com exceção de uma, as opções apresentam de modo correto conflitos em que os EstadosUnidos da América, de um lado, e a União Soviética e/ou a China, de outro, assumiram posições antagônicas, no contexto caracterizado pela Guerra Fria:
A - Crise de Berlim (1948-1949).
B - Guerra da Coréia (1950-1953).
C - Crise de Suez (1956).
D- Guerra do Vietnã (1962-1974)

 7.A Guerra Fria pode ser definida como:
A - o conflito armado ocorrido entre Estados Unidos e União Soviética;
B - o fim da corrida armamentista e o início da competição pacífica entre o Ocidente e oOriente;
C - a oposição entre Estados Unidos e União Soviética, sem o emprego direto da luta armada;
D - a crise interna surgida na Alemanha, após o pacto assinado entre a República Federal daAlemanha e a República Democrática Alemã.


 8.A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que foi:
A - a linha divisória entre os territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, no período daexpansão ultramarina.
B - a linha de fronteira estabelecida pelo governo israelense, a fim de separar os territórios judeus das áreas habitadas por palestinos.
C - a muralha de pedra erigida pela Igreja Católica, após a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas, para isolar os mouros dos cristãos.
D - O nome dado por Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, à divisão política européiaentre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a SegundaGuerra Mundial. 


9."...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por conseqüência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..." "...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, conseqüentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)" Os textos identificam, respectivamente,
a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU).
b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia (CEE).
d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON).

10.Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.
 A) Discorra sobre as diferenças, do ponto de vista econômico, social e ideológico, entre capitalismo e socialismo.

11.No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?

 12."Guerra improvável, paz impossível." Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?