Valdery Sampaio

Valdery Sampaio
UCA - Quixadá

terça-feira, 24 de maio de 2011

AVALIAÇÃO 1 2º BIMESTRE 2º ANO HISTÓRIA (CEARÁ E REVOLUÇÃO INGLESA, INDUSTRIAL))

1. A ocupação da região cearense se deu de forma particular e tardia. A efetiva ocupação e dominação da região foi, após algumas tentativas, mérito do conquistador:
a. Matias Beck
b. Pero Coelho
c. Martins Soares Moreno
d. Capistrano de Abreu
e. Pedro Álvares Cabral
2. Sobre o desenvolvimento econômico cearense é correto afirmar que:
a. As charqueadas foram e são até hoje o principal fator econômico que colocou a região em um patamar econômico mais elevado.

b. As charqueadas proporcionaram à região seca do ceará uma saída para o transporte da carne, já que não haviam geladeiras para conservar o produto.
c. O transporte da carne sofreu benefícios enormes com a salga da carne, apesar da proeza indígena não prover a riqueza necessária à região.
d. As charqueadas foram práticas exclusivas dos cearenses, pois só existiam esse tipo de costume no ceará.
3. Tu, Cícero, toma conta dessa gente!", levou-o afazer uma opção pelos pobres, vindo residir no pequeno arraial de Juazeiro. Em 1877, em meio à calamitosa seca que ceifou muitas vidas, escrevia ele ao bispo Dom Luiz: — "Eu nunca pensei ver tanta aflição e desespero juntos. Os cães saciam-se de carne humana. Nos campos, nos caminhos, por toda parte é um cemitério. Porém, em 1889, na primeira sexta-feira do mês de marco um fato novo mudaria a vida do arraial e de seu benfeitor, quando a hóstia transformou-se em sangue na boca da beata Maria de Araújo, durante a missa celebrada pelo Padre Cícero . O povo proclamou o milagre e, por conta disso, o padre foi suspenso de Ordens, passando a sofrer toda sorte de humilhações, por acreditar na veracidade do fenômeno. Com isso, o povoado transformou-se, crescendo assustadoramente, acolhendo centenas de visitantes que queriam ver de perto o milagre.
a. Padre Cícero apesar de ser excomungado pela igreja católica e ser acusado de práticas coronelísticas, é considerado um santo e sua cidade atrai milhares de romeiros todos os anos.
b. Padre Cícero sempre foi um bom homem, nunca se envolveu em política, dáí sua fama de santo e protetor de uma gente injustiçada que contou com sua ajuda eclesiástica para sobreviverem.
c. Padre Cícero, hoje aclamado santo pela igreja católica, detém uma história de luta por sua região tendo participação na sedição de Juazeiro.
d. Após apoiar Antônio Conselheiro no movimento de Canudos, Padre Cícero ajuda a seus conterrâneos a se emanciparem como cidade, hoje conhecida como Juazeiro do Norte.

4. “O couro era o boi. O avanço colonizador ganhava terreno financiando currais onde antes somente pisava o índio bravio. E cada curral iria ser uma fazenda, que se garantia juridicamente com a obtenção de sesmaria ou data”.

(Fonte: GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. 4ª edição. Fortaleza: UFC, 1984, p. 85-86).

Sobre o texto anterior, relativo ao período colonial do Ceará, marque V se as afirmativas forem verdadeiras e F se forem falsas.
( ) O desenvolvimento do Ceará colonial foi propiciado pela expansão das fazendas de gado.
( ) O Ceará foi conquistado pelos donos de frotas que expulsaram os indígenas da região.
( ) O colono português radicado no Ceará dedicou-se, unicamente, às tarefas relacionadas com as charqueadas.
( ) A única função desempenhada pelos escravos nos engenhos cearenses foi a de vaqueiro.
( ) O povoamento e a colonização do Ceará relacionam-se, diretamente, com a atividade pastoril.
( ) O Ciclo do Couro foi responsável não só pela ocupação dos sertões cearenses, mas também de toda a faixa litorânea do Nordeste.
5. Leia, com atenção, o texto abaixo e depois responda ao que se pede:
"As secas de 1777-78, 1 790-93 são apresentadas, (...) como causa única dos primei¬ros impasses desenvolvimentistas do criatório do Ceará, e pela falência das charqueadas. (...) Não deve ser esquecido, porém, que naquele período o Ceará não apenas perdeu parte do rebanho e ganhou um competidor no comércio da carne seca; um outro fato foi acrescido à economia cearense, a partir daí (...)"
(Fonte: GIRÃO, Valdelice Carneiro - As Oficinas ou Charqueadas no Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desportos, 1984, p. 127).


a) Explique o que eram as charqueadas;
b) Analise o outro elemento responsável pela falência das charqueadas, considerando o contexto histórico.

6. O trecho abaixo faz parte da música de Ítalo e Renno “Ceará Terra da Luz”, e compartilha a experiência abolicionista de nossa região confirmando o pioneirismo cearense na libertação dos escravos.

“Porque eu sou cearense, porque sou brasileiro
Sou apaixonado pelo meu lugar
Eu trago no peito um amor verdadeiro
Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!”

Sobre este episódio tão marcante para a História do Ceará, assinale a alternativa correta:
a) A abolição da escravidão no Ceará foi de forma tardia, já que esta representava a principal fonte de mão-de-obra para a província, principalmente na pecuária e na cultura do algodão.
b) A campanha abolicionista foi muito intensa, contando inclusive com a participação dos jangadeiros, já que os escravos constituíam quase a metade da população da província.
c) Na década de 1880, o número de escravos era muito reduzido, fato agravado pela seca de 1877, quando as fugas e as alforrias foram intensificadas.
d) A Leia Áurea influenciou diretamente a libertação dos negros no Ceará, graças ao grande movimento elitista de apoio ao fim da escravidão no Brasil.
e) O movimento abolicionista foi liderado pelos proprietários de terras insatisfeitos com a escravidão e interessados na imigração de europ

7. O Jornal A TRIBUNA, fundado por Fernandes Távora, torna-se, no começo da década de 20 do nosso século, porta-voz dos tenentes no Ceará, denunciando “o comportamento da pública administração com referência à calamidade das secas, ao banditismo, aos males causados pelo oligarquismo...”
(MONTENEGRO, J. Alfredo. Apud: SOUSA, Simone-coord. História do Ceará. Fortaleza, UFC/Fundação Demócrito Rocha, 1988, p. 299).


a) Cite duas práticas políticas oligárquicas que eram criticadas pelos tenentistas no Ceará.
b) Caracterize o governo de Nogueira Accioly nos primeiros anos republicanos no Ceará.

08. Sobre o Caldeirão, marque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Foi um movimento messiânico chefiado pelo Padre Cícero, para devolver o poder político à oligarquia Aciolina.
( ) No Caldeirão imperava uma comunidade coletiva, na qual todos trabalhavam, dividiam o produzido e seguiam orientação espiritual de Padre Cícero e José Lourenço.
( ) O Caldeirão foi criado a partir da sensibilização dos grandes coronéis sobre as questões sociais no Ceará.
( ) Para o Caldeirão eram enviados, por Padre Cícero, assassinos, ladrões e miseráveis, enfim, pessoas que precisavam de ajuda para trabalhar e obter sua fé.

9. "Para ele, os fatos econômicos e a luta de classes são o motor da História; o triunfo do proletariado e a implantação de uma sociedade sem classes são o objetivo final. Esse objetivo, contudo, só será alcançado com a união de todos os proletários."
O texto acima refere-se ao criador do socialismo científico:

a) Saint-Simon
b) Vladimir Lenin
c) Karl Marx
d) Pedro Kropotkin
e) Adam Smith
10. A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente sobre o trabalho infantil nesse período e sobre as condições de vida dos trabalhadores dos tempos da revolução?

11. Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.


b) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida em que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
12. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

Um comentário: